A TCUL – Transportes Colectivos Urbanos de Luanda vai receber 50 novos autocarros, nos próximos dias, informou o Secretário de Estado para os Transportes, Jorge Bengue, esta quinta-feira, 01.
A medida tem como objectivo melhorar a capacidade de resposta da empresa pública, num momento em que prevê-se um aumento no número de passageiros nos autocarros, após o anúncio da retirada do subsídio aos combustíveis, que fará com que o preço da gasolina passe de Kz 160 para 300 kwanzas.
Actualmente, a TCUL tem 75 autocarros a circularem. De recordar que Luanda conta com nove operadoras que juntas, disponibilizam 400 autocarros para o transporte diário dos cidadãos, número este insuficiente para atender a demanda.
Durante a conferência interministerial realizada hoje, no CIAM, Jorge Bengue avançou ainda que o Governo tem em mente um série de medidas para melhorias do transporte público, sem adiantar quais.
A remoção parcial do subsídio ao preço da gasolina vai acontecer a partir de amanhã e a remoção parcial e progressiva do subsídio dos preços do gasóleo e petróleo Iluminante, deve ocorrer até 2025.
Estiveram presentes na Conferência de Imprensa a ministra das Finanças, Vera Daves, o ministro dos Recursos Minerais, Petróleos e Gás, Diamantino Azevedo, o ministro de Estado para Coordenação Económica, Manuel Nunes Júnior, e o Secretário de Estado para os Transportes Terrestres, Jorge Bengue. CK