O Ministro de Estado para Coordenação Económica, Manuel Nunes Júnior, disse esta quinta-feira, 01, que com a retirada dos subsídios aos combustíveis hoje anunciado, o litro da gasolina vai passar de 160 kwanzas para 300 kwanzas, com o Governo garantindo uma série de medidas para tentar “travar” a subida dos preços dos transportes.
Durante conferência de imprensa realizada hoje, no CIAM, o Governo garantiu que os taxistas e mototaxistas, que neste momento estão a ser licenciados, terão um cartão de consumo de combustível para acautelar o impacto nos preços das corridas de transporte público intermunicipais e inter-urbanos, utilizados pela maioria da população.
Com o cartão, esses profissionais terão um desconto no preço do combustível em cada abastecimento efectuado. Com isso, o Governo espera que “a tarifa do táxi vai se manter por que o aumento do preço não será sentido pelos taxistas, pois o estado vai continuar a suportar essa diferença”, assegurou o Secretário de Estado para os Transportes Terrestres.
“O trabalho que vamos começar é a sensibilização para evitar o aproveitamento da situação”, avançou, Jorge Bengue, reforçando que tal subsídio não irá abranger os “táxis personalizados por estes terem outro segmento”. CK
Veja também: TCUL vai receber 50 novos autocarros