No passado dia 1 de fevereiro de 2023, Sua Excelência Presidente da República, João Manuel Gonçalves Lourenço, convocou o Venerando Presidente do Tribunal Supremo Joel Leonardo, por volta das 14 horas na cidade alta, aonde apresentou o seu total desagrado com o descrédito do sector judicial, em particular o que dirige, apresentou as provas que detinha e procurou ouvir as justificações do Joel Leonardo.
Joel Leonardo aparentou estar totalmente nervoso, apresentou a sua justificação a gaguejar e com pouca fundamentação.
No final, o Presidente da República de forma diplomática convidou a pedir demissão, uma vez que por força legal não consegue exonerar o Presidente do Tribunal Supremo e garantiu que as investigações vão correr o seu trâmite normal.
Já a Juíza Presidente do Tribunal de Contas, foi convocada na Terça-feira, dia 7 de fevereiro de 2023, depois de ter sido ouvida pela Comissão de Ética e Disciplina da Assembleia Nacional, com o Presidente da República em companhia do Ministro Adão de Almeida, manifestou o seu total desagrado com as informações que têm estado a circular e que estão em desacordo com o rumo que quer levar para os últimos 4 anos de mandato.
Assim, para não beliscar a imagem de Angola e como está nos últimos 2 anos do mandato, por gozar de alguma proximidade, ordenou a escrever para o Conselho da Magistratura dando a conhecer a sua renúncia e consequentemente jubilação, com garantias de ser indicada para Embaixada da Holanda.
Aparentemente os 2 juízes presidentes estão nem aí com a preocupação do Presidente da República e da sua imagem.
Nos corredores do Palácio apontam para 4 nomes para recuperar a imagem institucional de Angola ao nível do sector Judicial, a saber: Elisa Rangel, Carlos Teixeira, Domingas Alexandre (forte candidata) e Teresa Marçal
Fonte: Angola 24 horas